Principal
Main
Novidades
News
Quem somos
About Us
Objetivos
Informações
Equipe de Adestramento
IPO Team
DOBERMANN
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
MALINOIS
Plantel
Our Dogs
Filhotes
Puppies
Ninhadas
Litters
Nossa Criação
Our Breeding
Galeria
Gallery
Fotos
Pictures
In memoriam
Links
Contato
Contact Us
 
 

 

. : INFORMAÇÕES : .

GENÉTICA DAS CORES NA RAÇA DOBERMANN

parte 1

A cor da pelagem é determinada por dois pares de genes: a série "B", que determina a cor base (preto/marrom), e a série "D", que determina aquilo que poderíamos chamar de confirmação ou não dessa cor básica. Cada animal recebe, no momento da fecundação, um gene do pai e um gene da mãe para cada uma de suas características. Esses genes se reúnem em pares. Portanto, as possibilidades para "B" seriam BB, Bb ou bb e para "D" seriam DD, Dd ou dd. A letra maiúscula simboliza o gene dominante e a minúscula, o recessivo. Um cão BB será preto, assim como um cão Bb, já que nesse caso B domina em relação a b. Já um exemplar bb será recessivo e terá coloração marrom, pois não existe nenhum gene dominante (B-preto) no par em questão.

Série "B"
BB: Isto é, B do pai e B da mãe, que formam o par BB, o que significa que o cão é homozigótico dominante no que diz respeito a essa característica (o prefixo "homo" indica que ambos os genes são iguais).
Bb: Agora temos B do pai e b da mãe (ou vice-versa), o que nos dá o par Bb, que indica que o cão é heterozigótico para essa característica (o prefixo "hetero" significa que os genes são diferentes; nesse caso, o preto domina).
bb: Aqui temos o b do pai e o b da mãe, formando o par bb e indicando que o cão é homozigótico recessivo. Como não há nenhum gene dominante, a recessividade se expressa pela cor marrom.

Série "D"
DD: D do pai e D da mãe formam o par DD, que significa que o exemplar é homozigótico dominante para a confirmação do estabelecido pela série "B" (que ele seja preto ou marrom).
Dd: D do pai e d da mãe (ou vice-versa) formam o par Dd, que indica que o animal é heterozigótico para a confirmação do estabelecido pela série "B" e que continuará respeitando o preto/marrom.
dd: d do pai e d da mãe formam o par dd, que indica que o cão é homozigótico recessivo para a confirmação do que ficou estabelecido pela série "B"; conseqüentemente, essa dupla recessividade fará com que o negro se converta em azul e o marrom em isabella.

Tudo isso nos mostra que um cão azul pode ser encarado como preto diluído e que um cão de cor isabella pode ser visto também como um marrom diluído. Por esse motivo os genes da série "D" também são conhecidos como "fatores de diluição", sendo D o fator de "não-diluição", dominante sobre d, o fator de diluição.
Esse é um conceito-chave para a compreensão de como as cores se transmitem; não se deve, portanto, considerar o cão azul ou isabella possuidores de cor "autônoma", pois são variantes das outras cores.


Este site foi criado e é atualizado por: / This website was created and is updated by: Kathleen Schwab
O uso de qualquer material contido neste site deve ser requerido e usado apenas se autorizado.
Canil Phanomen ©1997-2015 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS / ALL RIGHTS RESERVED